{Resenha} Eu estive aqui -  Gayle Forma    

Amanda Partenazi 💗

Título: Eu Estive Aqui
Autor:Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 240
Ano de Publicação: 2015

Sinopse :
Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo… Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?
A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo… e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.
Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.

Esses dias fui bater perna por aí,  e no meio dessas andanças acabei entrando em uma loja de departamento bem conhecida. 

As vezes eu dou a sorte de encontrar livros bons com preços surpreendentemente baixos,  e nesse dia eu encontrei o livro "Eu estive aqui"  da autora Gayle Forman.  Na hora eu fiquei na dúvida se o traria para casa,  ou se optava por um outro livro que me interessou  ( acabei trazendo os dois)  

Eu nunca tinha lido nada da Gayle Forman

 ( Nem adicionado à minha lista gigante sem fim) 

Confesso que acabei me surpreendendo,  pois fiquei muito envolvida com a estória 

Esse é o tipo de livro que te conquista aos poucos e te faz pensar na vida. 

"Não  sou uma dessas pessoas que passa muito tempo pensando na morte ou imaginando como ela seria ou sondando com ela ou desejando morrer.  Pelo menos não achava que fosse.  Mas,  neste último ano,  aconteceram tantas merdas  na minha vida que começo a me questionar se eu tenho mesmo uma vida ou se o que eu achava que era minha vida é na verdade uma ilusão,  ou talvez um delírio.  Porque,  para mim isso não parece vida... "

Em " Eu estive aqui "  a autora aborda uma temática muito realista da sociedade que é tratada com um pouco de indiferença: A depressão e o suicídio. 

Cody que sempre fora a melhor amiga de Meg nunca percebeu os indícios de que a amiga queria se matar,  arquitetando meticulosamente o suicídio.  Ela se sente traída e a sua dor é muito evidente até o ponto dela se sentir culpada pelo que aconteceu.  Agora ela se vê sozinha e a deriva pois ela era muito dependente de Meg.  

A achava linda,  carismática,  inteligente e corajosa. Mas a verdadeira coragem estava em Cody ,  pois mesmo se achando fraca e sem a possibilidade de dar o fora de sua cidade,  ela permaneceu lutando pela sua vida. 

"... Mas não quero!  Me sento com as costas eretas na cama e coloco a mão no peito, o coração batendo forte,  como se protestasse contra os meus pensamentos.  Não está acontecendo,  digo a mim mesma. Você  não tomou veneno.  Você nunca tomaria veneno"

Gayle Forman  mostrou como as pessoas são realmente.  Uma mãe  relapsa,  uma família fraternal e acolhedora,  amigos dispostos a ajudar e um romance que não pode faltar.  Mas tudo na medida certa. 
No final do livro tem uma nota da autora,  que particularmente eu gostei bastante. 

Ela revela que anos atrás ela fez um artigo e entrevistou famílias e amigos de jovens mulheres que se Mataram. 

Ela conheceu todo tipo de história e acho que isso a motivou a escrever. 

Eu tinha um certo pré-conceito com livros que continham um enredo assim,  mas como eu costumo dizer: não podemos julgar um livro pela resenha alheia,  ou quase isso... 

Espero que gostem,  e quem não leu,  não perca mais tempo. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo